Notícias Poder Público

Seduc de Rio do Sul realiza formação continuada para educadores


Oportunidade de qualificação e intercâmbio inicia em março e vai até novembro


Data de Publicação: 02/03/2020 10:43:16 | Jornalista: Jéssica Sens
Categoria: Poder Público | Cidades: Rio do Sul

Foto: Arquivo Seduc
Foto: Arquivo Seduc

A Secretaria de Educação de Rio do Sul (Seduc) retoma as atividades de formação continuada para diretores, professores, pedagogos e monitores. Ao todo são seis temáticas que serão debatidas em grupo de março a novembro. São oferecidas, por turma, de 20 a 60 vagas. Em pauta estarão temas como: gestão educacional, educação inclusiva, desenvolvimento infantil e educação ambiental.

A secretária da pasta, Janara Mafra, explica que “a Secretaria de Educação tem valorizado os servidores e promovido formação para quem atua desde a educação infantil na modalidade berçário até os anos finais do ensino fundamental”. Até novembro de 2020 estão programadas cerca de 20 formações nos mesmos moldes das práxis.

O ciclo de formações contínuas inclui temas como: “orientação educacional, língua portuguesa, matemática, educação inclusiva para transtornos e deficiências, sistema de ensino, registro e avaliação do processo pedagógica e desenvolvimento de projetos”, enumera a diretora de Gestão Pedagógica, Cíntia Franz.

Os encontros acontecem em várias unidades como as escolas Sebastião Back (Santana), Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli - Ceplas (Barragem) e Núcleo de Atendimento Educacional Especializado – Naee (Centro). A escolha dos temas foi realizada com base nas avaliações das formações anteriores. Em 2019 participaram dos encontros em torno de 500 professores.

Seminário

A Seduc realiza, ainda, nos dias 2, 3, 30 e 31 de março o Seminário de Educação Infantil. O encontro terá o intuito de capacitar o professor para o uso de ferramentas para desenvolvimento e avaliação.

“No desfecho do evento haverá apresentação de projetos e será uma oportunidade para intercâmbio de ideias, troca de informações e conhecimento”, pontua Janara. O seminário acontece na chamada ‘hora atividade’, período em que o professor dispõe para planejar, estudar e debater assuntos relacionados ao próprio cotidiano profissional.

Os temas das práxis educacionais de 2020 são:

- Temas difíceis no desenvolvimento infantil;

- Os desafios de práticas inclusivas;

- Workshop de atividades lúdicas;

- Falando sobre 2020;

- Magia dos Sons e

- Formação para programas de educação ambiental.




Departamento de Comunicação: Mário Dáud

Publicidade