Notícias Poder Público

Diretoria de Agropecuária terá curso de uso e manutenção de motosserras


Serão 24 horas de carga horária de curso voltado para agricultores de Rio do Sul


Data de Publicação: 07/10/2019 09:33:16 | Jornalista: Jéssica Sens
Categoria: Poder Público | Cidades: Rio do Sul

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Diretoria Executiva de Agropecuária de Rio do Sul abre vagas para o curso de operação e manutenção de motosserra e corte de árvores. Esta é a primeira oportunidade de capacitação dessa natureza para agricultores. A iniciativa gratuita conta com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). São disponibilizadas 12 vagas no curso que terá 24 horas de carga horária. Serão dois dias de aula teórica e um dia de prática em propriedade rural ainda a ser definida. As aulas serão ministradas na sala de reuniões da Diretoria Executiva de Agropecuária.

A diretora executiva de Agropecuária, Vandreia Teixeira, explica que anualmente é realizado um calendário de ações, cursos, capacitações e visitas técnicas.

“Amadurecemos a ideia sobre o tema após notarmos demanda dos produtores. Em outra ocasião abrimos turma para uso de roçadeiras e tivemos uma participação considerável”, argumenta.

Aprendizado

Os agricultores serão instruídos sobre segurança do trabalho, cuidado no manuseio, legislação ambiental e quais espécies de árvores podem ou não ser cortadas.

“Haverá derrubada, corte, desgalhagem, apresentação e demonstração técnica do uso de motosserra, manutenção e regulagem de equipamento. Também serão ensinados assuntos técnicos, como por exemplo: afiar corrente e periodicidade de procedimentos semanais, quinzenais e mensais para manter o equipamento em perfeita condição de uso”, detalha a servidora.

Com base na procura nota-se a necessidade de capacitação do uso de equipamentos na propriedade rural. O público irá aprender detalhes de uso, pequenos reparos diários e cuidados na manutenção dos equipamentos, o que irá refletir em economia para o produtor, visto que assim é possível reduzir custos em oficinas.

Cursos de temática variada são realizados mensalmente pela Diretoria Executiva de Agropecuária. Entre os assuntos estão: emissão de notas fiscais eletrônicas para produtores rurais, cuidado com solo e processamento de alimentos. Em novembro haverá uma turma específica para processamento de carnes de frango.



Departamento de Comunicação: Mário Dáud

Publicidade