Notícias Notícias

SENAI firma parceria com prefeituras


projeto Qualifica Alto Vale vem sendo realizado pelo SENAI desde 2017


Data de Publicação: 22/08/2018 10:18:17 | Jornalista: Sindréia Nunes
Categoria: Notícias | Cidades:

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Com foco na iniciação profissional e nos cursos de curta duração, o objetivo do projeto é qualificar jovens e adultos nos municípios do Alto Vale, dando oportunidade para que ingressem no universo da indústria. Desta forma, o SENAI também visa colaborar para o desenvolvimento da economia regional.

Em Atalanta o SENAI está oferecendo curso de iniciação profissional na área de eletro metalmecânica. Em Pouso Redondo os cursos são de Manutenção Eletromecânica e de Iniciação em Informática (software e hardware). Em Rio do Oeste, as aulas são de Assistente Administrativo e, em Salete, duas turmas estão cursando Iniciação Profissional. Nos municípios de Braço do Trombudo e Presidente Nereu o SENAI está presente com o curso de Qualificação Profissional em Costura Industrial.

A maior parte desses cursos é baseada num projeto do SENAI realizado na região de Luzerna, para jovens que frequentam o 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas. No Alto Vale, a primeira prefeitura a investir na ideia foi a de Taió, com cinco turmas participando das capacitações de iniciação profissional de 150 horas. Neste projeto a parceria é reforçada com o módulo de Tecnologia e Inovação, com Ênfase em Robótica, oferecido pelo SESI Alto Vale. Os cursos são na área de Mecânica, Elétrica, Informática, Robótica e Empreendedorismo. “Estou muito satisfeito com o trabalho do SENAI em nossa cidade. Os cursos são ótimos. Estamos fazendo um grande trabalho na educação no município para que nossos alunos possam participar do programa de iniciação profissional e também de robótica. A profissionalização é o grande caminho desde cedo. Estamos muito felizes com o trabalho e o atendimento do SENAI”, ressaltou o prefeito de Taió, Almir Guski.

A contrapartida das prefeituras é a oferta de transporte para os estudantes e, em alguns casos, a alimentação. Vários municípios já procuraram o SENAI para conhecer o projeto e atualmente estão em andamento as tratativas para atender Dona Emma, Ituporanga e Agrolândia. “Os cursos de iniciação profissional são grandes exemplos do propósito do SENAI de inspirar pessoas e transformar o mundo. Eles permitem que os jovens experimentem, desde cedo, várias profissões e sigam em frente onde encontrarem maior afinidade, considerando especialmente o futuro das profissões e as grandes transformações tecnológicas que teremos”, comentou a diretora do SENAI Alto Vale, Graziela da Silva Branco.




Assessoria de Imprensa

Publicidade