Notícias Notícias

Para melhorar atendimento a alunos haitianos, professores de Rio do Sul aprendem noções de francês


Pelo menos 12% dos alunos de CEI Titio Karan, no bairro Canoas, são de outra nacionalidade


Data de Publicação: 02/08/2018 10:26:11 | Jornalista: Sindréia Nunes
Categoria: Notícias | Cidades: Rio do Sul

Foto: ASCOM
Foto: ASCOM

Um grupo de 12 professores do CEI Titio Karan, no bairro Canoas, em Rio do Sul, participou de um treinamento para aprender noções básicas de francês. Esta é uma forma de ajudar na comunicação com alunos e familiares de origem haitiana que residem na cidade.

O treinamento realizado nesta segunda e terça-feira (30 e 31 de julho) foi promovido através de uma parceria entre a unidade, a Secretaria de Educação (Seduc) e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). Os educadores aprenderam a usar termos que fazem parte do dia a dia da comunidade. Novas etapas de aperfeiçoamento estão previstas ainda para o ano, mas sem agendamento.

A iniciativa é da diretora da unidade, Marlise de Souza, que manifestou interesse de melhor atender as famílias e também ter mais condições de conversa com os alunos. O CEI tem 15 alunos de origem haitiana, sendo aproximadamente 12% de todos os matriculados. Na unidade estudam crianças de quatro meses a seis anos.

“Aprendemos algumas formas simples de interagir, pois mesmo sendo pequenos, muitos só falam francês e precisam se manifestar quando tem fome ou dor, por exemplo”, explica a diretora. O chefe de proteção social especial, Luiz Felipe Rahn, palestrante do encontro, explica que foram abordados assuntos cotidianos da linguagem nativa, que é o francês e o crioulo. “São condições mínimas para se comunicar, como passar recados, saber sobre cuidados corriqueiros dos alunos e, então, compreender a real necessidade da criança e dos pais”, adianta.



Departamento de Comunicação - Prefeitura de Rio do Sul

Publicidade