Notícias Notícias

Enconampe reúne representantes das micro e pequenas empresas e dos empreendedores em Rio do Sul


Evento acontece neste fim de semana no Parque Universitário


Data de Publicação: 13/06/2018 17:40:22 | Jornalista: Daniel dos Santos
Categoria: Notícias | Cidades: Rio do Sul

O 50º Congresso Catarinense das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais (Enconampe) será realizado nos próximos dias 15 e 16, em Rio do Sul, no auditório do GTEC, na Unidavi, anexo à sede da Ampe Alto Vale. Representantes de todas as regiões do estado poderão trocar experiências, conhecer cases de sucesso e debater temas de interesse deste que é o segmento que gera maior número de empregos no Brasil e em Santa Catarina, com papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do país.

O evento é uma realização da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedor Individual de Santa Catarina (Fampesc) e da Ampe Rio do Sul e Alto Vale, com apoio do Sebrae, BRDE, Unidavi, Badesc, Safeweb, Banco do Empreendedor e Avis.

“É uma edição histórica do Enconampe, em um momento político e econômico que exige mudanças. A Fampesc defende uma imediata e profunda reforma tributaria, junto com uma reforma política”, apontou Alcides Andrade, presidente da entidade. O modelo de reforma tributária a ser defendida terá como base a proposta do deputado federal Luiz Carlos Pauly (PSDB-PR), relator da Comissão Especial que debate o tema na Câmara.

A proposta visa aumentar gradativamente os impostos sobre o patrimônio e diminuir a tributação sobre a produção de comida e remédios, por exemplo, melhorando a eficácia da arrecadação, com menos burocracia. O projeto inclui a extinção de 10 tributos (IPI, IOF, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, Salário-Educação, Cide-Combustíveis, todos federais, ICMS estadual e o Imposto sobre Serviços (ISS municipal). No lugar deles seria criado um imposto sobre o valor agregado de competência estadual, chamado de Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS), e um imposto sobre bens e serviços específicos (Imposto Seletivo), de competência federal.

A alteração muda as competências tributárias da União, estados, Distrito Federal e municípios. Para evitar perdas de arrecadação para alguns entes federados, Hauly propõe a criação de dois fundos, que vão compensar eventuais disparidades da receita per capita entre estados e entre municípios.

PROGRAMAÇÃO

O credenciamento do Enconampe inicia às 19h de sexta (15), com a apresentação do Coral da Ampe de Blumenau. A abertura será às 19h e, em seguida, haverá a primeira palestra, com Gabriel Rizza, do Sebrae Nacional, que falará das recentes atualizações da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. O primeiro dia encerra com um coquetel de confraternização.

No sábado (16), após o credenciamento dos participantes, às 7h40, serão apresentados os seguintes cases empresariais: "RCC Sistemas Inteligência em Licitações”, empresa especializada em compras governamentais, com sedes em SP e SC, que faz busca de licitações de todo o Brasil com ferramenta de inteligência de mercado que compara preços, concorrentes e vendas já praticadas. A apresentação será de Fabiano Zucco. O outro case, “De Pai para Filho, Paixão por Combustível”, terá a apresentação do empresário Sergio Medeiros, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SC.

Às 9h15, o tema será "Práticas de uso do aplicativo WhatsApp", sobre como a ferramenta pode contribuir para o desenvolvimento das empresas, com apresentação de Douglas Almeida. Às 10h, o debate "Como o turismo impulsiona toda a cadeia produtiva” vai mostrar a experiência de Pomerode, com apresentação da vice-prefeita e secretária de Turismo, Gladys Sievert, e intermediação de Rosi Dedekind, vice-presidente Institucional da Fampesc.

A palestra de encerramento, às 10h30, será com o jornalista, psicólogo, escritor e comentarista do SBT Meio-Dia, Luiz Carlos Prates, sobre "Como ser diferente no mundo dos iguais".

Assessoria de Imprensa

Publicidade