Notícias Notícias

Seduc inaugura projeto educacional de trânsito em Rio do Sul


Com a Transitolândia, parceria com a Polícia Militar ensina noções de comportamento no trânsito e de segurança


Data de Publicação: 13/06/2018 16:23:07 | Jornalista: Daniel dos Santos
Categoria: Notícias | Cidades: Rio do Sul

A Secretaria de Educação de Rio do Sul, em parceria com o 13° Batalhão de Polícia Militar, inaugura nesta quinta-feira (14) o projeto Transitolândia. A iniciativa contempla 1013 alunos do 1º até o 3º ano do Ensino Fundamental de 10 escolas da rede municipal de ensino de Rio do Sul. O programa nas escolas municipais é organizado pelo 13º Batalhão da PM. Trata-se de evento inédito na área educacional.

Nas unidades escolares será elaborado cronograma com definição de aula teórica e prática de noções de trânsito. O serviço será realizado por instrutores policiais e a previsão é que seja iniciado na segunda quinzena de junho.

O tema trânsito será tratado de maneira transversal nas escolas. O slogan da campanha é ‘Rio do Sul mais segura’. Haverá aulas semanalmente nas unidades de ensino, com duração de 45 minutos cada. Na ocasião de lançamento também será comemorado o aniversário do 13º Batalhão.

A Transitolândia consiste num protótipo de vias públicas de uma minicidade. É uma espécie de cidade com ruas, passeio público, semáforos, placas e quadriciclos. Neste ambiente os alunos aprendem noções de comportamento no trânsito, convívio em sociedade, respeito às leis de direção e locomoção. São criadas situações em que os participantes devem estar atentos aos princípios básicos de cidadania, à conduta para evitar acidentes, além de manter o respeito entre ‘motoristas’ e pedestres.

“O uso consciente do veículo é fundamental para termos um trânsito civilizado e organizado. Isso inclui valores de cidadania. É a partir de ações dessa natureza que vivenciamos um outro patamar de educação: aquele que é aprendido na prática”, comenta a secretária de Educação, Janara Mafra.

Assessoria de Imprensa

Publicidade