Notícias Poder Público

Presidente Getúlio alerta para o cuidado com o descarte do lixo


Em média 230 toneladas de lixo domiciliar são coletados, por mês. Isso representa a cobertura do serviço em 100% do município, atendimento no centro da cidade e interior.


Data de Publicação: 16/01/2020 14:39:31 | Jornalista: Jéssica Sens
Categoria: Poder Público | Cidades: Presidente Getúlio

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Presidente Getúlio por meio Serviço de Abastecimento de Água e Tratamento de Esgoto (Saate) coleta porta a porta, 230 toneladas de lixo domiciliar, em média por mês. Isso representa a cobertura do serviço em 100% do município, atendimento no centro da cidade e interior. Contudo, a limpeza e manutenção dos espaços públicos depende também da ação dos munícipes.

Um exemplo de como o trabalho entre Administração Municipal e moradores deve ser conjunto, são as lixeiras comunitárias. Sofás, televisores, fraldas descartáveis, peças de automóveis, vidros, materiais de construção e até animais mortos já foram encontrados nessas lixeiras.

Na localidade de Ribeirão Sabiá, uma lixeira teve que ser desativada, por não ser usada corretamente pelos moradores.

“Quem passa pelas comunidades ainda se depara com situações que não condizem com a realidade do município. O caminhão passa em todas as propriedades o que não justifica o descarte nesse local. Não podemos permitir que nossa cidade seja ofuscada por este lixo espalhado”, relata o superintendente do Saate, Edson José Staloch.

Outras lixeiras comunitárias, não serão descartadas, pois, servem para que moradores de fundos de tifas, depositem seu lixo nos dias de coleta.

O superintendente Edson Staloch ainda reforça que todas as comunidades são atendidas pela coleta de lixo, por isso, é preciso apenas acompanhar o calendário e se conscientizar para fazer o descarte no local adequado. Às segundas-feiras a coleta é feita no Mirador, Ribeirão Sabiá, e a parte alta do município. Já na terça-feira, ela acontece nas localidades de Rio Kuauel e Caminho Caçador.


Lixo eletrônico

Está instalado no Setor de Obras, um contêiner para as pessoas depositarem o lixo eletrônico. Periodicamente uma empresa de reciclagem faz a coleta destes materiais.




Assessora de Comunicação: Crislene Roberta

Publicidade