Principais reclamações são: débitos não autorizados, compras pela internet e empresas de telefonia
Data de Publicação: 19/12/2019 10:28:21 |
Jornalista: Jéssica Sens
Categoria: Poder Público |
Cidades: Rio do Sul
O Procon de Rio do Sul atingiu a marca de 87% de resolução em cerca de 1000 processos em administrativos abertos em 2019. As principais demandas estão relacionadas a: débitos não autorizados no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), reclamações contra empresas de telefonia e compras pela internet. O prazo médio de resolução é de 45 dias.
O diretor do órgão em Rio do Sul, Vanderlei Waldrich, orienta que é imprescindível que o cliente tenha documento físico ou digital que comprove a relação de consumo, “caso contrário não é possível configurar o processo da compra e isso interfere diretamente no processo de fundamentar a reclamação”.
A empresa tem até 30 dias para resolver a situação do consumidor no que se refere à garantia do bem. Caso não aconteça ele tem o direito de solicitar o dinheiro de volta ou a troca do produto por outro de mesma espécie. O Procon pode ser acionado em circunstâncias em que não houver conciliação entre as partes.
Os débitos não autorizados no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dizem respeito a empréstimos consignados; problemas com telefonia são referentes a débitos em conta, falha na prestação de serviço, cobranças indevidas e outro serviço que está no ranking de maior frequência de reclamação são as compras pela internet (reclamações que versam sobre prazo de entrega e propaganda enganosa, por exemplo). As outras demandas são pontuais e variáveis.
Tempo médio
O prazo de resolução do Procon é de 45 dias. Esse é o tempo médio entre a abertura da reclamação e resolução, garante Waldrich. A porcentagem que não é contemplada pelo órgão é resolvida de forma judicial.
“O Procon é uma entidade da esfera administrativa e, dessa maneira, busca o acordo. Quando a situação não é resolvida o consumidor pode apelar para a esfera judicial”, detalha.
A instituição soluciona em torno de 85 processos administrativos por mês. No entanto, o número de atendimentos é o dobro, visto que há casos em que a solução se dá por meio de atendimentos rápidos, como o caso da demanda solucionada por telefone e que, por isso, não há necessidade de abertura de processo.
Em relação ao ano passado o Procon aumentou 1% o percentual de soluções de casos. O ranking das maiores reclamações é semelhante ao de 2019. A orientação para o comprador é que em caso de insatisfação na hora das compras procure saber os próprios direitos. Para isso basta entrar em contato com o órgão. O telefone é 3531-1212. A entidade está localizado no Calçadão Osny José Gonçalves, 11, sala 101, no centro. O horário de atendimento é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Departamento de Comunicação: Mário Daúd
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