Notícias Poder Público

Dezembro vermelho quer prevenir transmissão de doenças


As unidades básicas de saúde de Presidente Getúlio distribuem preservativos, realizam testes rápidos e acompanham a saúde das pessoas expostas ao HIV


Data de Publicação: 11/12/2019 15:18:30 | Jornalista: Jéssica Sens
Categoria: Poder Público | Cidades: Presidente Getúlio

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com o objetivo de conscientizar a população sobre uma das doenças que mais matam no mundo, a Secretaria Municipal de Saúde realiza esse mês, o “Dezembro Vermelho”. O principal intuito da campanha é informar sobre sintomas, perigos e formas de contágio e prevenção da AIDS, além de combater o olhar preconceituoso sobre os portadores da doença.

As unidades de saúde foram decoradas em alusão a campanha, e propõe a sensibilização da população atendida. Além disso, durante todo o ano, acontece a distribuição de preservativos, realização de testes rápidos e encaminhamento para atendimentos médico e psicológico das pessoas expostas as doenças sexualmente transmissíveis.

Em 2019, mais de 1.500 testes rápidos foram realizados nas unidades básicas de saúde de Presidente Getúlio. Desse total, cinco foram positivos para HIV, e outras 12 para sífilis adquirida.

O coordenador de Vigilância Epidemiológica Reginaldo Santos explica que qualquer um pode retirar o preservativo sem precisar passar pelo acolhimento nas unidades.

“Quem precisar também pode solicitar o teste rápido, em caso de exposição à contaminação. Só é preciso procurar a unidade básica de saúde mais próxima da residência”, conta.

De acordo com o coordenador, o teste é feito de forma anônima, e caso o resultado seja positivo, o paciente é encaminhado para atendimento especializado.




Assessora de Comunicação: Aline Coelho





Publicidade