Notícias Notícias

Riosulenses são orientados sobre a implantação do Sistema Sanitário


Com o objetivo de levar informações para a população, profissionais que atuam no Projeto Socioambiental das obras de esgotamento sanitário têm intensificado as ações em diferentes localidades


Data de Publicação: 19/11/2019 11:36:44 | Jornalista: Jéssica Sens
Categoria: Notícias | Cidades: Rio do Sul

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O objetivo é manter o diálogo com a população, ouvindo os moradores, conversando sobre o andamento das obras e os benefícios que a infraestrutura de coleta de tratamento de esgotos trará para a cidade.

Colégio Henrique Fontes

Um dos principais colégios públicos de Rio do Sul, localizado no bairro Canta Galo, recebeu a visita do Projeto Socioambiental. É nessa instituição que ficará uma das mais importantes estações elevatórias do Sistema de Esgotamento Sanitário.

“A obra não afetará a rotina da escola. Mesmo assim, todo o trabalho de orientação foi feito no colégio. Conversa com alunos, direção e todo corpo docente, para que estejam informados e cientes do que a obra representa para a cidade”, explica o biólogo do Projeto Socioambiental, Mauricio Mendes.

Ações na rua Wenceslau Borini

Também no bairro Canta Galo, as visitas foram realizadas nos comércios da rua Wenceslau Borini.

“O trabalho de orientação com os comerciantes é ainda mais intenso, já que as obras acabam influenciando na rotina deles. Esse acompanhamento é fundamental para que entendam a dinâmica da obra, a evolução dela e o pós também”, ressalta Mauricio, que ouviu os feedbacks e conversou com todos os comerciantes da rua.

Orientação na praça

Os trabalhos de orientação também foram para o centro da cidade.

“Além de acompanhar as pessoas impactadas diretamente com a obra, é importante que toda população riosulense conheça e entenda o que é o projeto e os benefícios que ele trará”, relata a psicóloga do Projeto Socioambiental, Janaina Fronza, que foi para a Praça Ermembergo Pellizzetti, no centro de Rio do Sul, para levar informação à população.

Sistema de Tratamento Sanitário em Rio do Sul

Mais de 35 mil moradores serão beneficiados com a primeira etapa do Sistema Público de Esgotos em Rio do Sul, que está recebendo investimento de R$ 75,9 milhões.

Serão atendidos com coleta e tratamento de esgoto os bairros Eugênio Schneider, Boa Vista, Santana, Jardim América, Laranjeiras, Canoas, Pamplona, Progresso, Canta Galo, Fundo Canoas e Centro.

O projeto prevê a implantação de 150,6 quilômetros de rede, seis quilômetros de emissários terrestres e 14 Estações Elevatórias. O investimento foi viabilizado pelo Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2), com contrapartida da CASAN.



Jornalista Josiani dos Santos

Publicidade