Notícias Cultura

Sonora Brasil abre espaço para música feminina


De 16 a 29 de novembro, o projeto circulará por oito cidades de Santa Catarina, com o tema “Líricas Femininas – A presença da mulher na música brasileira”


Data de Publicação: 18/11/2019 14:45:26 | Jornalista: Jéssica Sens
Categoria: Cultura | Cidades: Rio do Sul, Vidal Ramos

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O maior projeto de circulação musical no país desembarca em Santa Catarina, com quatro grupos que têm percorrido todo o país. Em sua 22ª edição, a iniciativa traz o tema “Líricas Femininas – A presença da mulher na música brasileira”. Os circuitos serão divididos em: Líricas Modernas, Líricas Negras, Líricas Transcendentes e Líricas Históricas. Em formato de mostras musicais, o projeto circula por oito cidades catarinenses, de 16 a 29 de novembro. A programação acontece em Concórdia (16 a 19/11), Lages (18 a 21/11), Vidal Ramos (20 a 23/11), Rio do Sul (21 a 24/11), Laguna (22 a 25/11), Florianópolis (23 a 26/11), Itajaí (25 a 28/11), e Joinville (26 a 29/11) e cada município recebe quatro atrações – uma por dia.

Entre as artistas participantes estão Badi Assad, violonista, cantora e percussionista, conhecida por um estilo marcado pela versatilidade de linguagens – vocal, instrumental, cênica e corporal; Cátia de França, cantora, compositora e multi-instrumentista, cujas composições já foram gravadas por grandes nomes da MPB, como Elba Ramalho, Amelinha e Xangai; Gabriela Geluda, soprano, mestra em música antiga pela Guildhall School of Music and Drama – Londres; e Rosa Reis, cantora maranhense, que apresenta a música da tradição popular caminhando pelos palcos, dialogando entre os ritmos dos terreiros e das festas populares.

O Sonora Brasil é um projeto temático que tem como objetivo trazer ao público expressões musicais pouco difundidas que integram o amplo cenário da cultura musical. Atuando no âmbito da formação de plateias, apresenta programações inéditas, elaboradas especialmente para seus circuitos, contribuindo para a ampliação da experiência de cultura musical das clientelas ao possibilitar o contato com segmentos pouco difundidos da produção musical.

Desde sua criação em 1998, o Sonora Brasil chega à sua 22ª edição com números que justificam o título de maior projeto de circulação musical do país. Promovido pelo Sesc, já alcançou 750 mil pessoas, com 6.098 concertos, de 85 grupos, em mais de 150 cidades brasileiras.


SOBRE OS TEMAS:

Líricas Históricas: por meio de uma abordagem cronológica, as Líricas Históricas apresentarão repertório com a obra e a história de compositoras representantes de várias fases da música brasileira. O grupo é formado por Gabriela Geluda, Anastácia Rodrigues, Priscilla Ermel e Vanja Ferreira.

Líricas Modernas: abordarão repertórios da atualidade, com estética próxima da música popular, valorizando a experimentação e o uso de recursos expressivos inovadores, especialmente na voz. O grupo é formado por Lucina, Badi Assad e Regina Machado.

Líricas Negras: apresentará repertório ligado às tradições afro religiosas e obras que remetam aos elementos estéticos da cultura africana, somando vozes de resistência a elementos percussivos. O grupo é formado por Geórgia Câmara, Negravat, Rosa Reis e Vanessa Melo.

Líricas Transcendentes: apresenta repertório relacionado às tradições musicais do meio rural, considerando o uso da música como meio de comunicação com as divindades. O grupo é formado por Déa Trancoso, Ceumar e Cátia de França.


Vidal Ramos (20 a 23/11) – Anfiteatro Tranquilo Dognini – Rua João Gualberto Ribeiro, 53 – Centro
20/11 – 19h – Anfiteatro Tranquilo Dognini: Sonora Brasil – Líricas Modernas

21/11 – 19h – Anfiteatro Tranquilo Dognini: Sonora Brasil – Líricas Negras

22/11 – 19h – Obra Kolping: Sonora Brasil – Líricas Históricas

23/11 – 16h – Obra Kolping: Sonora Brasil – Líricas Transcendentes


Rio do Sul (21 a 24/11) – Fundação Cultural – Rua Ruy Barbosa, 204 – Budag

21/11 – 19h30 – Fundação Cultural: Sonora Brasil – Líricas Modernas

22/11 – 19h30 – Fundação Cultural: Sonora Brasil – Líricas Negras

23/11 – 19h30 – Fundação Cultural: Sonora Brasil – Líricas Históricas

24/11 – 19h30 – Fundação Cultural: Sonora Brasil – Líricas Transcendentes




Informações: Susana Lima e Técnica de Cultura Sidineia Köpp

Publicidade