A nova sede será no bairro Progresso e estará em funcionamento ainda nesta semana
Data de Publicação: 22/05/2019 11:39:32 |
Jornalista: Jéssica Sens
Categoria: Poder Público |
Cidades: Rio do Sul, Rio do Sul
A partir desta semana a Vigilância Sanitária passa a atender na rua Ademar Ohf, 138, bairro Progresso, num prédio do Governo Federal, cedido ao município. Até então, a Vigilância não tinha estrutura física exclusiva. O setor já esteve instalado no CAM, num prédio público na rua São João, no espaço onde hoje funciona a Fundação Cultural e, por último, na Policlínica. Agora também passará a contar com um laboratório de entomologia.
“Nós precisávamos de mais espaço. No novo endereço teremos a estrutura adequada, agora terá sede própria. Será um ganho, também, para os clientes porque passaremos a contar com garagem e estacionamento”, ressalta a diretora da Vigilância Sanitária, Nadir Marchi. “Atualmente está sendo feita a atualização de cerca de duas mil pastas para o arquivo”, emenda. A previsão é de que o atendimento seja retomado ao ritmo normal a partir do dia 24 de maio.
O setor é responsável por vistoria e atividades como: estudo de viabilidade e análise de alvará, atendimento a denúncias, inspeção em esgoto, além de estabelecimento de diferentes naturezas, como: consultório médico, clínica, salão de beleza, estúdio de tatuagem, casas de massagem (massoterapia), lanchonete, bares, restaurantes, hotel, motel, mercado, depósito, atacado, agropecuárias, agroveterinárias e afins.
“Agora o departamento irá desfrutar de uma sede melhor, ampliada e com mais estrutura. Isso irá refletir num ambiente mais confortável e organizado para os servidores. Adianto, também, que iremos inaugurar o laboratório de entomologia. Terá novo microscópio para análise de larvas e estudo de animais peçonhentos, como: escorpião, cobra coral e aranha, por exemplo”, explica o prefeito José Thomé.
Larva positiva
Na semana passada, na rua Dom Pedro II foi encontrado foco da dengue no bairro Canoas. Um trabalho habitual é a confecção de 409 armadilhas em toda cidade. O intuito é capturar o mosquito Aedes Aegypti que procura água parada para depositar ovos. “Quando é encontrado foco da larva positiva realizamos varredura e vistoria com agentes de endemias. Cinco servidores vão a campo, visitam casas, comércio e arredores para ver se encontram água parada, além de oferecerem orientação à comunidade.
A atenção deve ser redobrada em caixa de água sem tampa, calhas entupidas e demais objetos ao redor da casa que possa acumular água, a citar: garrafa de refrigerante, móvel, poltrona, fogão, planta bromélia (que acumula água e, inclusive, é proibida de ser plantada no perímetro urbano) e entulhos de diversas espécies. O novo disk denúncia da Vigilância Sanitária é (47) 3521-5306.
Departamento de Comunicação: Mário Dáud
Publicidade
Publicidade