Notícias Poder Público

Quarta-feira é dia de Cozinha Agri em Rio do Sul


As aulas acontecem semanalmente e dão a oportunidade de aprimorar dotes culinários


Data de Publicação: 24/04/2019 10:46:58 | Jornalista: Jéssica Sens
Categoria: Poder Público | Cidades: Rio do Sul

Foto: Departamento Agricultura
Foto: Departamento Agricultura

A Diretoria Executiva de Agropecuária de Rio do Sul organiza todas as quartas-feiras o programa Cozinha Agri. A atividade consiste em transmitir gratuitamente ensinamentos sobre culinária. Hoje, será a vez de ensinar a fazer cuca de linguiça e pão de queijo tipo mineiro. As aulas acontecem na Padaria Escola, anexa à Obra Kolping, no bairro Canta Galo.

“O programa é uma continuação das atividades já desenvolvidas em 2018. Qualquer pessoa pode participar conforme interesse nos temas, sendo que a prioridade são os agricultores. No mês passado a temática foram pães”, lembra a agrônoma Vandreia Teixeira. A lista já incluiu vários alimentos, como pão de leite, de batata com catupiry e o pão sírio, que foi novidade para agricultoras da região. Caso sobrem vagas, o público em geral pode participar. Em março foram inscritos produtores rurais, donas de casa, nutricionistas e agricultoras que atuam no segmento de turismo rural.

A proposta do programa é ensinar receitas tradicionais.

“O público já pôde aprender a fazer cuca, salgadinhos, roscas [popularmente conhecidas como corujas] e tortas salgadas, por exemplo. Tudo organizado de forma que seja disponível a todos, visto que não há custo para os interessados”, afirma o prefeito José Thomé.

O programa é fruto de parceria entre a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Padaria Escola e Diretoria Executiva de Agricultura. A matéria-prima é fornecida pela Diretoria de Agricultura e o curso é ministrado pelo professor Vaudoni Faustino. Haverá emissão de certificados aos participantes de acordo com as horas de participação de cada um.

“Não é curso obrigatório. Ao contrário: É uma atividade livre e aberta. Hoje sabemos da dificuldade das agricultores de tirar um tempo para fazer cursos, daí a proposta das aulas terem periodicidade semanal”, pondera o diretor executivo de Agropecuária de Rio do Sul, Robson da Silva. “Além de ser uma forma de proporcionar socialização, novos conhecimentos e interagir com pessoas do mesmo segmento profissional”, opina o diretor.


Jornalista Mário Dáud

Publicidade