Notícias Cultura

Trip Teatro estreia novo espetáculo Kasperl e a Cerveja do Papa


A montagem é fruto da parceria com a companhia espanhola Los Titiriteros de Binéfar


Data de Publicação: 23/04/2019 08:38:53 | Jornalista: Jéssica Sens
Categoria: Cultura | Cidades: Rio do Sul

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Teatro e Cultura Popular. Nos dias 27 e 30 de abril e 1º de maio, a Trip Teatro estreia seu novo espetáculo Kasperl e a Cerveja do Papa em Rio do Sul. O espetáculo é resultado do projeto de montagem realizado em parceria com a companhia espanhola Los Titiriteros de Binéfar, com quem a Trip Teatro mantém laços em seus processos criativos. A montagem foi patrocinada pelo Edital Elisabete Anderle 2017, prêmio do Estado de Santa Catarina que tem como objetivo estimular a produção cultural e artística estadual.

A companhia leva para o palco o resultado de um processo de pesquisa, que já possui mais de dez anos. O espetáculo conta com acervos originais sobre o Teatro do Kasperl, popular e tradicional da Alemanha, cedidos pelo Museu Casa de Los Títeres, localizado na Espanha.

As apresentações fazem parte das ações previstas no projeto patrocinado, por este motivo são oferecidas sem custo ao público. As três sessões também contarão com interpretação em Libras.

“Esta é mais uma contribuição da Trip Teatro com a arte de Santa Catarina e do Brasil. Levando esse espetáculo divertido e popular às pessoas esperamos contribuir com uma sociedade mais leve, mais divertida e poética, onde a arte e a cultura popular possam ser mais presentes, fortalecendo os vínculos sociais e permitindo momentos de prazer na vida de todos os que participarem da atividade”, comenta Willian Sieverdt, diretor da companhia.

Será realizada também uma quarta apresentação do espetáculo, em Florianópolis, na sede da Associação Catarinense para a Integração do Cego. Essa atividade, prevista para o dia 06 de maio, contará com recurso de audiodescrição (tecnologia assistiva que transforma imagens em palavras e permite a apreciação de espetáculos cênicos para pessoas cegas ou com baixa visão, garantindo igualdade de direitos no acesso à arte e à cultura).

Sobre o espetáculo

Sinopse: Num mosteiro muito antigo, onde se produz a melhor cerveja daquela região, a notícia da visita do Papa causa grande confusão. Conseguirá o Frei beberrão conter sua sede e reservar o melhor barril de cerveja para o Papa? Ou será necessário contar com a ajuda do popular Kasperl e sua maneira politicamente incorreta de resolver qualquer situação? Descobriremos na próxima rodada! Prosit!

Ficha Técnica

Direção: PACO PARÍCIO
Atuação e manipulação: WILLIAN SIEVERDT
Concepção e dramaturgia: PACO PARÍCIO, WILLIAN SIEVERDT E MARCELO F. SOUZA
Figurinos - Concepção: TATI MILEIDE DANNA
Figurinos Bonecos - Produção: MARIA SIEVERDT
Figurinos Elenco - Produção: LENE SIEVERDT
Trilha sonora original e execução: RODRIGO FRONZA
Cenografia e estrutura: PAULO NAZARENO
Pintura dos cenários: LUIS CARLOS VIGARANI
Fotos: ANA CRISTINA GAEBLER
Assistência executiva: LUIZA NICOLETTI
Produção realizada pela Dois Pontos: Una! Assessoria e Projetos e Genuí Assessoria e Gerenciamento de Projetos.
Bonecos de acervo original do início do século XX, cedidos pelo Museu Casa de Los Títeres (Espanha)

Sobre a pesquisa e a montagem

A Trip Teatro iniciou suas pesquisas sobre o teatro de bonecos popular alemão, Kasperl, em 2006. Desde então compilou uma série de informações e documentos e produziu encontros e seminários sobre o tema reunindo pesquisadores e bonequeiros de diversos lugares do Brasil em ações de investigações e processos criativos sobre a linguagem.

O Teatro do Kasperl veio na mala de muitos imigrantes que, em Santa Catarina, apresentaram esta arte popular nas décadas de 50, 60 e 70. "No entanto seu caráter popular, típico na Alemanha, foi se perdendo; restando poucas iniciativas desta linguagem aqui no Brasil, mas sendo ainda muito presente no imaginário das pessoas que, em sua infância ou juventude, conviveram com esta manifestação cultural. O que queremos é oferecer ao público um espetáculo popular, conectado ao tempo de hoje, mas que mantenha sua bagagem cultural e as tradições que fazem do Kasperl um teatro de bonecos tradicional e, pode-se dizer, um patrimônio teatral”, comenta Willian.

A direção é de Paco Parício, diretor da companhia espanhola Los Titiriteros de Binéfar, que já realizou outras parcerias criativas da companhia, entre elas a direção do espetáculo “O Flautista de Hamelin”.

Sobre a companhia

A Trip Teatro é uma companhia profissional, fundada em 1989, e sediada na cidade de Rio do Sul (SC). Desenvolve diversos projetos e ações com foco no desenvolvimento artísticos e na prática cidadã da arte e da cultura. Já apresentou seus espetáculos em todos as capitais brasileiras, além de diversas outras cidades do Brasil e em outros 14 países. Saiba mais em www.tripteatro.com.br.

Publicidade