Notícias Cultura

Estudantes do SESI lançam livro de poemas


Alunos da Nova EJA (Educação de Jovens e Adultos) de Pouso Redondo produziram um livro com poemas sobre as cidades onde vivem.


Data de Publicação: 25/09/2018 08:33:54 | Jornalista: Sindréia Nunes
Categoria: Cultura | Cidades: Pouso Redondo

Foto: Debora Claudio
Foto: Debora Claudio

O material foi apresentado durante evento na noite de segunda-feira, 24 de setembro, no auditório do SESI Alto Vale, em Rio do Sul. O diretor do SESI, Giovane Honorato de Carvalho, elogiou o projeto. “Através da leitura podemos imaginar lugares onde nunca fomos. A educação é transformadora, desenvolve a habilidade e a sensibilidade. E este livro fez isso, desenvolveu a sensibilidade, com o olhar de vocês sobre as belezas do Alto Vale do Itajaí! Fica agora o desafio para produzirem a segunda edição”, instigou Giovane.

O trabalho começou em fevereiro, por iniciativa da professora de Linguagens, Keila Raquel de Souza. A turma conheceu diferentes gêneros textuais e exercitou a criatividade nas rimas, falando sobre a cidade onde moram. “Os poemas que eles estavam criando eram tão legais. A princípio iríamos fazer um folder para guardarem. Daí veio a ideia do livro. No começo eles acharam uma loucura, mas depois acreditaram e capricharam ainda mais”, contou Keila.

Os escritos demonstram a visão e os sentimentos dos 24 alunos sobre as características do lugar onde moram (Pouso Redondo, Taió e Trombudo Central). Até chegar ao resultado final, eles fizeram pesquisas, escritas, mini projetos, leituras, declamações, maquetes, redações, estudo de palavras e expressões, para só depois começarem a produzir os poemas. O principal objetivo do projeto foi estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão sobre o cotidiano. “Foi difícil conciliar casa e família com a volta aos estudos. Quase desisti, mas meu marido me incentivou. Foi prazeroso viver essa experiência. Eu estava sem ideias no início, mas a turma ajudou. Trabalhamos em equipe. Foi uma emoção muito boa”, comentou a estudante, Keli Regiane Pires de Morais.

A coordenadora estadual da EJA e especialista em Educação do SESI, Rosani Dias Favreto, também prestigiou o lançamento do livro. “Já imaginaram um dia ter seu nome como autor de um livro, que agora está catalogado na Biblioteca Nacional? A educação é um processo para toda a vida. Continuem a sonhar sempre!”, disse Rosani aos alunos.
No final os alunos/autores autografaram o livro para os familiares. O material também será apresentado no dia 20 de outubro, durante o torneio de robótica FIRST LEGO League, no SESI de Rio do Sul.



Assessoria de Imprensa - SESI

Publicidade