Notícias Notícias

Secretaria de Educação, de Rio do Sul, inaugura obras neste sábado


Novas vagas em CEI, calçamento e nova rua de acesso são destaques da Seduc


Data de Publicação: 10/04/2018 17:36:04 | Jornalista: Daniel dos Santos
Categoria: Notícias | Cidades: Rio do Sul

O dia 14 de abril será marcado por várias melhorias para o ramo da educação. Haverá a inauguração da Central de Distribuição de Alimentação Escolar Osvaldo da Rosa, inauguração de quatro salas do CEI Cinderela e abertura de novo acesso para a Secretaria de Educação (Seduc). O evento acontece neste sábado às 17h. O novo calçamento e rua irão facilitar a locomoção de pais e alunos e a nova central de alimentos irá agilizar a triagem da merenda escolar.

"Fizemos a reforma das salas anexas ao Centro de Educação Infantil Cinderela. E com planejamento, contamos com parceria da Secretaria de Obras. Um dos resultados foi a considerável redução de despesas com dinheiro público", ressalta secretária de Educação, Janara Mafra. Ao todo, o CEI irá contar com quatro novas salas, o que significa o incremento de cerca de 80 novas vagas. "É conveniente frisar que também fizemos a pavimentação da rua de acesso à Secretaria e serão instalados portão e grade e ainda a construção da calçada. Tudo isso com um investimento em torno de R$ 30 mil", complementa a secretária.

Acessibilidade

Agora - com o novo calçamento - há melhores condições de mobilidade e segurança para pais e alunos. Quem se beneficia é a comunidade escolar do Cinderela, da escola João Custódio da Luz (situada ao lado da Seduc) e a própria comunidade do Boa Vista. A Central de Distribuição de alimentos, de 200 m², será também a sede da cooperativa de agricultores. O espaço irá servir para armazenamento de hortifrutis e pesagem para distribuição em cada escola. Existe uma diversidade de alimentos, como abóbora, acelga, aipim, alface, arroz tipo 1 e integral, batata inglesa, dentre outros itens.

"A quantidade de alimentos distribuída mensalmente na merenda escolar é de cerca de 10 toneladas", destaca Janara. "Esse é o compromisso da Seduc com as 35 unidades da rede municipal de ensino e as cinco entidades assistenciais conveniadas com a Prefeitura. Além da diversidade há qualidade na alimentação, visto que o cardápio é supervisionado pelas nutricionistas", reitera.

No centro de distribuição é feita a triagem e pesagem dos alimentos. "Agora com um espaço específico, os fornecedores terão mais comodidade. Com isso, além da agilidade para triagem, os produtos chegam com mais qualidade e mais frescos nas unidades de ensino", enfatiza Janara.

O prefeito José Thomé pondera que "tão importante quanto a comemoração do dia da nossa cidade é trazermos benfeitorias para o rio-sulense. Tenho a convicção de que estamos trazendo resultados práticos que impactam nas famílias de Rio do Sul. Cerca de 80 novas vagas no CEI significa dizer que mais famílias terão condições de ter a tranquilidade para trabalhar e saber que os filhos estão bem acolhidos".

Publicidade