Notícias Notícias

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O programa começou em 2018, nas cidades de Taió e Salete. Atualmente está sendo realizado em Pouso Redondo, Salete e Rio do Sul, já com negociações avançadas para implantação em outros municípios do Alto Vale do Itajaí. Desde sua criação, o Programa Educação para o Futuro das Profissões vem passando por reformulações para aprimorar a dinâmica de aplicação.

Hoje, cerca de 150 jovens, do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas municipais, participam gratuitamente do projeto. O objetivo é oferecer experimentações práticas em diferentes áreas profissionais para que os jovens descubram suas habilidades. O conteúdo engloba conhecimentos básicos sobre comunicação, desenvolvimento de sites, eletricidade e instalações elétricas, robótica, jogos digitais, mecânica básica, entre outros. Também são estimulados comportamentos socioemocionais exigidos dos profissionais do Século XXI.

Em Salete, foram duas turmas no ano passado. Agora, mais duas estão sendo montadas, com estudantes do 8º e 9º ano, da Escola de Ensino Fundamental, Bernardo Rohden. As aulas acontecem na unidade do SENAI, em Taió, com transporte e lanche oferecidos pela prefeitura de Salete.

“Ficamos muito felizes com o resultado. Os alunos puderam identificar possíveis áreas para atuarem no futuro. O curso trouxe um bom apanhado sobre várias profissões. A administração municipal entendeu que foi uma ótima oportunidade e por isso renovou a parceria”, disse Joana de Jesus Demori, secretária de Educação, Cultura e Desporto de Salete.

“A FIESC está aprimorando o programa para atender os demais municípios, pois trata-se de um projeto ímpar em formação profissional técnica. Além de despertar o interesse dos jovens para as profissões do futuro, também aproxima eles das novas tecnologias”, explicou Fernando Antonio Deitos, coordenador de Educação Técnica do SENAI.

As aulas do Programa Educação para o Futuro das Profissões acontecem uma vez por semana, no contra turno escolar, com duração total de 150 horas.

Debora Claudio - Jornalista

Publicidade